Os alunos da Etec de Lorena participaram da 6ª FENADANTE – Feira de Ciência e Tecnologia das Nações, realizada em São Paulo entre os dias 23 e 28 de setembro de 2024, onde apresentaram um […]
Os alunos da Etec de Lorena participaram da 6ª FENADANTE – Feira de Ciência e Tecnologia das Nações, realizada em São Paulo entre os dias 23 e 28 de setembro de 2024, onde apresentaram um projeto inovador de reciclagem do PLA, um polímero biodegradável amplamente utilizado na impressão 3D. O projeto rendeu à equipe um passaporte para a Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá, destacando sua relevância na área de engenharia, ciências e inovação.
O projeto propôs a otimização na degradação do PLA depositado em composteira, transformando-os em adubo, e chamou a atenção de especialistas pela viabilidade técnica e potencial de inovação, especialmente para o setor educacional e industrial que utiliza impressão 3D.
“Foi um trabalho de muita dedicação por parte dos alunos, e ver o reconhecimento de uma proposta que alia inovação e ciência é extremamente gratificante”, comentou o orientador do projeto, Prof. Fábio de Jesus. Ele destacou que o projeto também promoveu o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas dos alunos.
O coorientador e auxiliar de docente João Lourenço reforçou: “Esse projeto mostra como a ciência pode solucionar problemas práticos do nosso dia a dia. Transformamos resíduos em novas possibilidades, e ver esse resultado nas mãos dos alunos é muito gratificante.” Ainda agradeceu o apoio da direção.
O diretor da Etec, Diego Barreto, que acompanhou a participação dos alunos na FENADANTE, elogiou a equipe: “Esse é um momento de celebração para toda a nossa escola. A conquista de um passaporte para a Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá mostra o potencial dos nossos alunos em projetos de inovação e ciência. Estamos muito orgulhosos.”
Além do passaporte para a Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá, os alunos retornaram com a certeza de que seu projeto de reciclagem de PLA pode inspirar outras instituições e empresas a adotarem soluções inovadoras.