As alunas Alesca Garcia Barbosa, Analice Bertoldo de Melo Oliveira e Joice dos Santos Martins, sob a orientação do professor Paulo Sérgio de Sena, participantes do PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), do CNPq, lideraram […]
As alunas Alesca Garcia Barbosa, Analice Bertoldo de Melo Oliveira e Joice dos Santos Martins, sob a orientação do professor Paulo Sérgio de Sena, participantes do PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), do CNPq, lideraram o projeto “Economia Circular na Escola”, que vem mobilizando a comunidade escolar da Etec Padre Carlos Leôncio da Silva e ganhando destaque em importantes eventos acadêmicos. A iniciativa busca conscientizar os alunos sobre a importância da reutilização de recursos e do consumo consciente, contribuindo para a preservação do meio ambiente por meio de práticas sustentáveis.
REVESTIR: Mercado de Trocas e Conscientização na Prática
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho de 2024, as alunas organizaram um mercado de trocas de roupas e acessórios na escola. A atividade, batizada de “REVESTIR”, contou com o apoio do curso de Marketing, responsável pela identidade visual e pelo planejamento estratégico do evento. Nos dias anteriores, as estudantes percorreram as salas de aula para explicar o conceito da economia circular e incentivar a participação.
No dia do evento, mesas foram montadas no corredor principal da escola, com as peças organizadas para que os alunos pudessem trocar roupas e acessórios de forma gratuita e sustentável. A receptividade foi tão positiva que a iniciativa teve uma nova edição no dia 6 de junho. Além da alta participação, muitos estudantes expressaram o desejo de que o projeto se torne uma atividade permanente na escola, reforçando a importância de iniciativas que promovam a conscientização ambiental.
“Foi incrível ver como a economia circular despertou interesse entre os alunos. A ideia de trocar em vez de descartar ganhou força, e essa resposta nos motiva a continuar,” comentou a aluna Alesca Garcia Barbosa.
Destaque em Congressos Acadêmicos
O impacto do projeto foi além da escola. O grupo apresentou os resultados da iniciativa em dois eventos acadêmicos importantes, levando a proposta de economia circular para novas audiências e inspirando outras instituições a adotarem práticas semelhantes.
Uma Educação Voltada para o Futuro Sustentável
O projeto liderado por Alesca, Analice e Joice demonstra como a escola pode ser um espaço de transformação e engajamento para práticas mais sustentáveis. Com iniciativas como o REVESTIR, os alunos aprendem na prática a importância da reutilização de recursos e do consumo consciente.
A participação nos congressos reforça o potencial da iniciativa e abre caminho para novas edições e parcerias. “Queremos que essa ideia continue crescendo e inspirando outras escolas a fazer o mesmo,” afirmou a aluna Joice dos Santos Martins.
Com o reconhecimento recebido nos eventos e o entusiasmo dos alunos, o projeto “Economia Circular na Escola” se consolida como uma referência na promoção de um consumo mais consciente e na formação de uma geração comprometida com o meio ambiente.