Filtro de Daltonismo

Alunas da Etec de Lorena Promovem Economia Circular e Inspiram Iniciativas Sustentáveis em Congressos Acadêmicos

As alunas Alesca Garcia Barbosa, Analice Bertoldo de Melo Oliveira e Joice dos Santos Martins, sob a orientação do professor Paulo Sérgio de Sena, participantes do PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), do CNPq, lideraram […]

25 de outubro de 2024 8:45 pm alunos, Manchete

As alunas Alesca Garcia Barbosa, Analice Bertoldo de Melo Oliveira e Joice dos Santos Martins, sob a orientação do professor Paulo Sérgio de Sena, participantes do PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), do CNPq, lideraram o projeto “Economia Circular na Escola”, que vem mobilizando a comunidade escolar da Etec Padre Carlos Leôncio da Silva e ganhando destaque em importantes eventos acadêmicos. A iniciativa busca conscientizar os alunos sobre a importância da reutilização de recursos e do consumo consciente, contribuindo para a preservação do meio ambiente por meio de práticas sustentáveis.

REVESTIR: Mercado de Trocas e Conscientização na Prática
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho de 2024, as alunas organizaram um mercado de trocas de roupas e acessórios na escola. A atividade, batizada de “REVESTIR”, contou com o apoio do curso de Marketing, responsável pela identidade visual e pelo planejamento estratégico do evento. Nos dias anteriores, as estudantes percorreram as salas de aula para explicar o conceito da economia circular e incentivar a participação.

No dia do evento, mesas foram montadas no corredor principal da escola, com as peças organizadas para que os alunos pudessem trocar roupas e acessórios de forma gratuita e sustentável. A receptividade foi tão positiva que a iniciativa teve uma nova edição no dia 6 de junho. Além da alta participação, muitos estudantes expressaram o desejo de que o projeto se torne uma atividade permanente na escola, reforçando a importância de iniciativas que promovam a conscientização ambiental.

“Foi incrível ver como a economia circular despertou interesse entre os alunos. A ideia de trocar em vez de descartar ganhou força, e essa resposta nos motiva a continuar,” comentou a aluna Alesca Garcia Barbosa.

Destaque em Congressos Acadêmicos
O impacto do projeto foi além da escola. O grupo apresentou os resultados da iniciativa em dois eventos acadêmicos importantes, levando a proposta de economia circular para novas audiências e inspirando outras instituições a adotarem práticas semelhantes.

  • XVI Congresso de Ecologia: A primeira apresentação ocorreu em 15 de outubro de 2024, no Hotel Guanabara, em São Lourenço/MG. Durante uma hora de exposição, a equipe recebeu feedbacks valiosos e sugestões que incentivaram a ampliação do projeto.
  • XIII Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED): Em 23 de outubro de 2024, as alunas participaram do evento realizado em Taubaté/SP. Durante uma apresentação de duas horas, das 14h às 16h, o grupo cativou o público e inspirou outros participantes a replicarem a iniciativa em suas escolas.

Uma Educação Voltada para o Futuro Sustentável
O projeto liderado por Alesca, Analice e Joice demonstra como a escola pode ser um espaço de transformação e engajamento para práticas mais sustentáveis. Com iniciativas como o REVESTIR, os alunos aprendem na prática a importância da reutilização de recursos e do consumo consciente.

A participação nos congressos reforça o potencial da iniciativa e abre caminho para novas edições e parcerias. “Queremos que essa ideia continue crescendo e inspirando outras escolas a fazer o mesmo,” afirmou a aluna Joice dos Santos Martins.

Com o reconhecimento recebido nos eventos e o entusiasmo dos alunos, o projeto “Economia Circular na Escola” se consolida como uma referência na promoção de um consumo mais consciente e na formação de uma geração comprometida com o meio ambiente.

Compartilhe


Veja também